Suspensão do reajuste dos planos de saúde.
A Qualicorp cumpre
o seu papel.

Diante da determinação da ANS de suspender o reajuste anual e por mudança de faixa etária por 120 dias, a Qualicorp simplifica para explicar como essa medida funcionará.

A suspensão será válida de setembro a dezembro deste ano para todos os contratos que foram ou seriam reajustados em 2020.

Como vai funcionar:
Preparamos dois exemplos com valores fictícios:
01 | Clientes que tiveram reajuste entre janeiro e agosto de 2020.
02 | Clientes com reajuste entre setembro e dezembro de 2020.
Dúvidas frequentes:
Para facilitar seu entendimento sobre a suspensão, separamos aqui as principais dúvidas que podem surgir, respondidas com base nas informações fornecidas pela ANS até o momento.

A determinação da ANS suspende a aplicação do reajuste anual e por mudança de faixa etária por 120 dias, a partir de setembro. Essa suspensão contempla todos os contratos que foram ou seriam reajustados em 2020, de acordo com os critérios definidos e divulgados pela ANS neste link aqui.

Em resumo, todos os planos Coletivos por Adesão terão suspensão do reajuste no período de setembro a dezembro de 2020, exceto contratos coletivos com até 29 vidas e nos quais a aplicação do reajuste foi anterior a maio/2020. Ressaltamos que o número de vidas citado acima é referente ao contrato firmado entre Entidade de Classe, Operadora e Qualicorp, e não ao número de dependentes que cada titular tem no plano de saúde. Todos os contratos coletivos por adesão da Qualicorp possuem mais de 30 vidas, ou seja, 100% dos nossos clientes dessa modalidade terão a suspensão.

Para planos Coletivos Empresariais, as regras mudam um pouco. Os contratos com até 29 vidas e que foram ou seriam reajustados entre maio e dezembro/2020 terão suspensão do reajuste até o final deste ano. Já em contratos acima de 30 vidas, para quem já foi reajustado entre janeiro e agosto/2020, não haverá suspensão. E para quem tem o reajuste previsto entre setembro e dezembro, a recomendação da ANS é não aplicar, porém ficará a cargo da pessoa jurídica decidir por suspender ou não a cobrança.

Todos os nossos clientes impactados pela suspensão foram comunicados por e-mail e SMS. Caso não tenha recebido, acesse o Canal do Cliente e confira se os seus dados estão corretos em nosso sistema.

Essa resposta foi útil?

Em regra, todas as operadoras terão seus reajustes suspensos, seguindo os critérios determinados pela ANS e citados na pergunta anterior.

Caso queira conferir a determinação da ANS na íntegra, clique aqui.

Essa resposta foi útil?

A partir de janeiro de 2021, sua cobrança voltará a ser emitida com os valores de reajuste estabelecidos em 2020.

Essa resposta foi útil?

A ANS informa que a retomada de valores não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021. Tão logo haja definições sobre essa cobrança, manteremos você informado.

Essa resposta foi útil?

Fique tranquilo, se você pagou a mensalidade de setembro reajustada, faremos a devolução correspondente ao percentual de reajuste aplicado em sua próxima cobrança.

Essa resposta foi útil?

Até dezembro de 2020, sua cobrança permanecerá com o mesmo valor. Informaremos você sobre o índice de reajuste do seu contrato para este ano assim que ele for definido pela sua operadora, porém reforçamos que a aplicação da cobrança será a partir de janeiro/2021.

Essa resposta foi útil?

Sua cobrança retroativa prevista a partir de outubro também estará suspensa frente determinação da ANS.

A ANS informa que a retomada de valores não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021, porém ainda não foi divulgado como irá acontecer. Tão logo haja definições sobre essa cobrança, manteremos você informado.

Essa resposta foi útil?

Não, o mês-base do reajuste anual, bem como, a regra de aplicação do reajuste por mudança de faixa etária, não será alterados. Assim, se o seu reajuste acontece por exemplo em julho, a data permanecerá a mesma nos próximos anos.

Essa resposta foi útil?

Conforme determinação da ANS, a suspensão do reajuste não se aplica aos planos exclusivamente odontológicos por conta de suas características específicas. Caso queira conferir a determinação da ANS na íntegra, clique aqui.

Essa resposta foi útil?

A suspensão do reajuste é válida apenas no período de setembro a dezembro de 2020, ou seja, as mensalidades reajustadas cobradas antes desse período não estão contempladas pelos efeitos da suspensão. Logo, não haverá devolução de valores referente ao período anterior ao início da suspensão.

Essa resposta foi útil?

Até o momento, a determinação da ANS não prevê abertura para que a suspensão aconteça de forma optativa, logo será aplicada a regra estabelecida a todos os contratos conforme critérios divulgados. Caso haja alguma mudança nessa condição, comunicaremos você pelos nossos canais.

Essa resposta foi útil?

Até o momento, a determinação da ANS não prevê abertura para que a suspensão aconteça apenas em um dos casos, logo será aplicada a regra estabelecida a todos os contratos conforme critérios divulgados. Caso haja alguma mudança nessa condição, comunicaremos você pelos nossos canais.

Essa resposta foi útil?

A ANS informa que a retomada de valores não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021, porém ainda não foi divulgado como irá acontecer. Tão logo haja definições sobre essa cobrança, manteremos você informado.

Essa resposta foi útil?

A princípio, o proporcional correspondente ao percentual de reajuste suspenso é devido e poderá ser cobrado ao longo de 2021, porém a ANS ainda não divulgou como irá acontecer. Tão logo haja definições sobre essa cobrança, manteremos você informado.

Essa resposta foi útil?

Previsto em contrato e respeitando as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Reajuste Anual, solicitado pela sua Operadora de Saúde, é resultado de:

- Variação dos custos (muito acima da inflação média no Brasil e no mundo), como preços de materiais, equipamentos, tecnologias e dos profissionais de saúde. - Excesso e uso desnecessário dos serviços, desiquilibrando a relação entre despesas e receitas da operadora.

É importante lembrar que esse reajuste não está vinculado ao mês que você contratou seu plano de saúde coletivo por adesão, mas ao aniversário do contrato coletivo que a administradora tem com a sua entidade de classe.

A Qualicorp, como sua administradora, avalia a solicitação da operadora e negocia o menor reajuste possível.

Essa resposta foi útil?

O Reajuste por Faixa Etária ocorre em decorrência do envelhecimento natural do beneficiário, que passa a demandar novos e frequentes cuidados. Trata-se de um reajuste que ocorre independentemente do reajuste aplicado anualmente no contrato. O Reajuste por Faixa Etária está previsto em contrato e respeita as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

As faixas etárias para os planos contratados a partir de janeiro de 2004 são as seguintes:

  • até 18 anos
  • 19 a 23 anos
  • 24 a 28 anos
  • 29 a 33 anos
  • 34 a 38 anos
  • 39 a 43 anos
  • 44 a 48 anos
  • 49 a 53 anos
  • 54 a 58 anos
  • a partir de 59 anos

Essa resposta foi útil?
¹ A ANS informa que a retomada de valores não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021. Tão logo haja definições sobre essa cobrança, manteremos você informado.
² Informaremos você sobre o índice de reajuste do seu contrato para este ano assim que ele for definido pela sua operadora, porém, a aplicação será apenas a partir de janeiro de 2021.